quarta-feira, 7 de outubro de 2009

VIAJE BEM, VIAJE VASP


Hoje, viaja-se muito mais de avião do que em qualquer outra época. Só para se ter uma idéia, diariamente mais de 4 milhões de pessoas viajam em vôos comerciais pelo mundo a fora.

Já não existe mais glamour em ter que chegar duas horas antes no aeroporto para vôos internacionais, enfrentar filas e depois disso ainda ter que sentar na cadeira mais desconfortável do mundo por 10 horas, pelo menos quando se viaja de econômica.

A tecnologia evolui, voamos até para a lua, a internet está aí, até o cinema 3D já chegou e as cadeiras de avião da classe econômica continuam desconfortáveis. É inimaginável que nenhum designer tenha desenvolvido uma cadeira confortável praquele micro espaço.

Sempre morro de pena quando vejo aquelas pessoas super altas tendo que se ajeitar na cadeira. Viajei uma vez com a seleção de vôlei brasileira e dava dó dos jogadores, que mal conseguiam sentar. Eu, que sou pequena, já sofro, imagina eles.

Não me esqueço uma vez também que um cara muito mas muito gordo, foi sentado do meu lado e de uma amiga minha até Madri na janela. Ficamos preocupadas de estar dormindo na hora em que ele quisesse ir ao banheiro. Mas o cara não levantou uma vez sequer. Ele ficou lá, estático, durante 9 horas, sem ir ao banheiro ou esticar as pernas nem uma só vez. O pobre deve se programar para agüentar uma viagem dessas.

Mas num vôo longo, o normal é ter que encarar o banheiro do avião pelo menos umas duas vezes. E pra mim, o pior é a descarga. Eu odeio descarga de avião! A impressão que tenho é que vou ser sugada. Fora isso, ainda tem o cheiro que fica impregnado naquele cubículo, além de ter que lavar as mãos naquela mini pia e pisar naquele chão sujinho. Mas não tem jeito, uma hora tem que encarar o danado do banheiro.

Sempre tento monitorar minhas idas para depois da hora do rush, que é logo após as refeições serem servidas. A fila, afinal, é pior do que a descarga. Você fica olhando para a cara das pessoas, pensando se estão ali para o número um ou o dois, se vão fazer a maior bagunça, se são limpinhas...

É curioso pensar que uma viagem de avião no século XXI ainda seja tão cansativa, para não dizer primitiva. Nem na comida eles melhoraram. É sempre uma quentinha horrenda, na maioria das vezes o pão vem frio e se alguém se arrisca a comer carne, parece que se você não comê-la, ela vai te comer antes.

Fora o avião, ainda tem o aeroporto e dependendo do país ou da neurose da época, as filas só aumentam. Tem que tirar sapato, abrir mala, e as perguntas são sempre as melhores: “Você tem alguma bomba, objeto cortante, explosivos na sua bagagem?” Ah, tá, até parece que um terrorista vai dizer que sim. Que pergunta imbecil, dá vontade de gritar!!

E ainda tem a clássica pergunta: “Foi você quem fez essa mala? Está levando alguma coisa para alguém?” É uma neurose que chega a ser risível. Imagina se um filhinho de mamãe responde: "Foi minha mãe que fez minha mala." Será que o cara é barrado? Sempre penso isso...

É, as férias estão chegando.... Vai encarar um vôo? Boa sorte! Pelo menos você não é um bichinho de estimação.

7 comentários:

  1. Beta, otimo post e excelente foto! Nao sei se voce ja teve o “privilegio” de viajar com a Easyjet. Enfim, é uma companhia aerea europeia que cobra voos baratos mas ao mesmo tempo oferece servicos, ou melhor, nao oferece servicos, a altura. Porem, o mais engracado de um voo da EasyJet é que os assentos nao sao marcados. Logo, o primeiro passageiro que entra no aviao escolhe a poltrona e por ai vai. Se voce esta viajando com um grupo de duas os mais pessoas é natural que voce tente entrar o quanto antes para sentar um ao lado do outro antes que os assentos fiquem escassos. O embarque para adentrar o aviao parece coisa de filme e os seguintes pensamentos estao presentes entre (quase) todos os passageiros:

    - Voce nao vai passar na minha frente se nao eu te mato.
    - Voca acha que so pq a sua mala esta sobre o meu pé eu vou deixar voce entrar antes de mim?
    - Voce é uma coroa enxuta e esbelta, logo, nao precisa usufruir do status de “idosa” para entrar no voo antes de mim.
    - Eu entrei nesta fila 3 segundos antes de voce, logo sai da minha frente.
    - So porque voce esta segurando a mao da sua namorada que esta atrás de mim voce acha que ela vai entrar no aviao antes de mim?
    - O seu filho ja tem 10 anos de idade e ja sabe fazer tudo e mais um pouco, logo, voce nao tem prioridade sobre mim.
    - So pq o seu biceps é tres vezes o tamanho da minha coxa voce acha que eu vou te deixar passar?
    - Quem esta usando esse perfume horroroso? (tenho quase certeza que é para dispersar a multidao)

    E por ai vai. O mais engracado é quando o embarque comeca. Parece uma boiada e so falta alguem soltar um “muuuuuuuuu” bem alto para que o filme esteja completo.

    Beijos e espero ve-la em breve! Mas por favor nao me venha visitar com a EasyJet…

    ResponderExcluir
  2. E ainda tem que pagar pela Coca Cola!! ;O)

    ResponderExcluir
  3. nossa, eu e marcos acabamos de passar por isso!!! demos sorte porque nos voos mais longos conseguimos lugares melhores - na parte de cima do avião, bem mais espaçosa, na ida e em frente à saída de emergência, na volta. nos voos mais curtinhos, como o de paris para barcelona (ui!) penamos! lugares super apertadinhos e desconfortáveis. meu sonho é voar, pelo menos, na executiva, viu... um luxo!
    tadinhos dos bichinhos...eles ainda ficam numa situação pior que a nossa, hein.

    ResponderExcluir
  4. Estava com saudades !! Eu assisti uma parte ontem dos 3 no Multishow, me senti em casa. As meninas adoraram, especialmente a Rafaela.
    Achei este texto do avião muito bom e concordo.
    Que não tem grana tem q enfrentar a "dog house" não tem solução. HAhaha. bjs Denise

    ResponderExcluir
  5. Beta acabei de viajar pela easyjet pois era a passagem mais barata, mas eu estava super nervosa por que eu soh tinha feito voos de 1hora com essa bendita compania aerea. Agora seriao 3horas!!! Bem lah fui eu , me preparei psicologicamente para o filme descrito acima pelo Saam.
    Cara, para minha surpresa eles passaram uma comedia romantica de 1'30''. Minha viagem nao foi tao ruim.
    Porem na volta para Londres eu jah estava mas descontraida afinal pelo menos tinha um filme para eu assistir.
    Sai correndo e fui a segunda pessoa a entrar no aviao pois eu queria escolher uma cadeira longe de criancas e bem a frente da telinha que desce do teto.
    Decolamos!
    Passou 1hora de voo e nada do meu filme comecar, 2horas de voo ...chegou a minha vez de COMPRAR o meu almoco porem todos os sanduiches tinham acabado sendo assim fiquei com a batata pringles.
    Perguntei sobre o filme, que nao comecava nunca e assim eu ia acabar chegando em Londres e nao ia ver o final do filme.

    I am sorry Miss but...a easyjet nao tem mais dinheiro para manter os filmes a bordo sendo assim foram suspensos.

    Alegria de pobre dura pouco...

    bj bj bj

    ResponderExcluir
  6. Beta,
    Não vi o episódio de estréia (não consigo escrever sem acento...), mas vi os vídeos na página do programa.
    Achei muito bom!
    Me senti meio velha :-/
    Parabéns!
    Beijos
    JC

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre sofro em avião, óbvio... só que acho que eu já entrei no espírito: como a situação não dá para ficar pior do que já é, acabo relaxando (com as pernas literalmente entaladas) e normalmente durmo... vai entender... Mas aí quando acordo/chego no destino, preciso sempre de um dia para recuperar das dores no pescoço, joelho, etc... :)
    Adorei a estréia, amiga! Ficou muito legal o programa...
    beijão e até semana que vem (prometo que dessa não passa!)
    Bel

    ResponderExcluir