sábado, 7 de março de 2009

SAINDO À FRANCESA (Título e tema sugeridos pelo querido Lonha)


Toda vez é a mesma coisa. Grupo de amigos, você chega e tem que dar dois beijinhos em todo mundo. Na saída do evento, repete-se o ritual.

Mas quem foi que inventou esse ritual? Porque essa necessidade de distribuir beijos? Porque os paulistas dão apenas um beijinho e nós, os cariocas, damos 2? Minha sorte é não viver em Minas. Lá são 3!!! A mineira chega na festinha, 50 amigos presentes e um total de 300 beijos distribuídos: 150 na chegada e mais 150 na saída. É de dar dor na bochecha.

Eu digo a mineira, porque pra variar a mulher sai mais prejudicada do que o homem. O homem dá um aperto de mão em outros homens, só tem a obrigação de dar dois beijinhos na mulher, o que pra eles muitas vezes não é nenhum sacrifício. Ou seja, numa festa de casais, os homens distribuem 50% de beijos a menos do que as mulheres. E a gente ainda tem que aguentar uns gordinhos suados que fazem questão de dar dois beijinhos molhados! É assustador ver aquele rosto grande se aproximar, com aquele lábio salivando.

E aqui no Brasil não importa o grau de intimidade. Acabou de conhecer, já manda os dois beijinhos. Nos Estados Unidos, não. Acaba de conhecer, é um aperto de mão. E eu, “brasileira exótica” (na cabeça dos gringos), já esqueci disso várias vezes e parti pros dois beijinhos nos gringos, criando aquela situação incômoda em que das duas uma: ou o gringo te olha desconfortável pela intimidade ou te abre aquele sorriso pensando “ adoro essas brasileiras calientes”. E justo eu, que detesto os dois beijinhos.

Sou a favor do “Oi geral” e do “tchau geral”. Tenho até usado bastante essas modalidades, algumas vezes com sucesso e outras não. Na verdade, meu marido me atrapalha bastante nesse caso, porque ele adora os dois beijinhos, o aperto de mão e teima em não sair à francesa nunca! Aí, muitas vezes, para não passar por mal educada, eu me rendo aos dois beijinhos. Só não dou no garçom porque disfarço, já que o maridão é uma máquina e sai cumprimentando quem passar pela frente.

Os dois beijinhos deveriam valer ouro e ficar guardado para ocasiões especiais. Aniversário, tudo bem, merecem dois beijinhos no aniversariante. Nascimento do filho, intercâmbio e até se a pessoa ganhasse um aumento. Somente ocasiões especiais. Os dois beijinhos sairiam valorizados. Seria bom para a sociedade: “ Nossa, eles estão dando dois beijinhos. Devem estar celebrando alguma ocasião importante” , as pessoas diriam. Mas não, hoje em dia já é automático e o que acontece são duas bochechadas com barulho de beijo. Bochecha pra lá, bochecha pra cá e biquinho. Um horror!


11 comentários:

  1. Sendo carioca, morando em SP e mega desligada...
    Em SP fico no vácuo direto e no Rio passo por metida, uma beleza!

    Beijos :)
    Dani

    ResponderExcluir
  2. Sendo carioca e morando em Londres , um dia estava chegando na faculdade com meu mp3, ou seja super desligada. Encontrei com meus amigos, nem pensei... comecei a dar dois beijinhos em todo mundo. De repente realizei que o assunto da roda acabou. ahahahah !!!! Eles ficaram todos sem jeito. O menino da Arábia Saudita fez o seguinte comentário: "Tatiana is happy today!"

    ResponderExcluir
  3. O beijo é definitivamente um acessório brasileiro! O pior desses momentos de total desligamento é quando voce se ouve mandando beijinhos para o atendente do telemarketing ao final de uma conversa que levou muitos minutos de gerundios para l'
    a gerundios para cá e não resolveu seu problema !!! voce desliga o telefone duplamente irada!com ele e com voc mesma!bjos .....rsrsrsrs Vivian

    ResponderExcluir
  4. ainda nao tinha comentado aqui, mas vc sabe que eu sou sua leitora.

    quanto a esse tema, pior sao aqueles encontros com pessoas com as quais vc nao tem nenhum assunto, no calçadao, por exemplo... momento dois beijinhos, depois um "e ai?" seguido por um "entao ta" momento dois beijinhos de novo! nao era mais facil dar so um tchau de longe mesmo?

    beijos,
    jo r

    ResponderExcluir
  5. aahhaha mto bom!!
    Eu adoro os dois beijinhos na chegada e abraço nas pessoas mais especiais... amo esse calor humano, olhar nos olhos, troca de energia.. obviamente quando conheço bem, tenho assunto e intimidade com a pessoa.
    Mas sair à francesa é a melhor coisa do mundo!!!! Melhor ainda que uma atitude mal educada se transformou em chic "bleu blanc rouge" ahaha
    Juro q não me incomodo com o " oooi " ou " tchaaau " geral.... e em certas situações fica até mais apropriado.... naquelas mesas do hipódromo q para uma pessoa levantar, outras quatro precisam sair da mesa.... imagina a logística complicada para os dois beijinhos....

    bjsssssss, fê

    ResponderExcluir
  6. Ah, nos amigos é legal.

    Bjs!

    Bruno.

    ResponderExcluir
  7. Adorei Beta!

    Acho que na chegada os beijinhos de bochecha valem, mas é fogo quando você se sente obrigada a dar beijinho em alguém que não vai muito com a cara, porém, a etiqueta não te permite fugir do alvo.

    Pior ainda é se essa pessoa ainda reclamar que beijo de "bochecha com bochecha" é falta de educação e de propósito te mira um beijo estalado, tipo te ensinando a dar os tais beijinhos. Acredite, já aconteceu comigo mais de uma vez! Tive que me conter pra não limpar a bochecha em seguida!

    Agora adorei o comentário de um amigo/a aí em cima, o beijinho no calçadão é muito desnecessário! Principalmente se você é parado no meio de uma caminhada, se vendo obrigada a perder o ritmo pra dar um beijinho que não mudará em nada a sua vida.

    Sou favorável a libertação dos beijos obrigatórios! Só tenho certeza de que em algum momento seremos mal interpretadas Beta. Frigidas, mal educadas, metidas, e por aí vai...

    Bjo,
    Juju

    ResponderExcluir
  8. Ai que Hans!!!!!
    Amiga, vc não nega às origens!

    Mas eu te entendo. Tendo namorado mega ultra super plus mais do que simpático também é inevitável ficar de antipática quando eu não tô com vontade de dar beijos, abraços e pegar no colo uma pessoa que eu acabei de conhecer!

    Hehehehe! Adorei o blog!

    Vou entrar todo dia!

    Bjs tec tec tec

    Téri

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente...

    mas confesso que as vezes acho que estou ficando chato.

    enfim...

    como poderíamos fazer para resolver este problema?

    dizer: não, não obrigado! ou dar um passo pra trás... nossa, imagine que loucura!

    Tem que rir né!

    valeu, ou não valeu? :o)

    Tedinho

    ResponderExcluir
  10. Beta,
    Adorei o blog, já coloquei no meu favoritos, farei visitas regularmente!
    Não me incomodo com os 2 beijinhos, mas de fato é meio esquisito. Quando se tem intimidade ok, mas em caso negativo é muito estranho oferecermos o rosto assim pra um desconhecido...
    Beijos,
    Jô Camelier

    ResponderExcluir
  11. Nossa! Eu vivo sem saber o que fazer...quando tem muita gente então... Aquela mesa gigante ai começo a dar 2 beijinhos e canso no meio e dou um tchau pra galera que está do outro lado da mesa. Não dá pra abraçar e beijar todo mundo!
    Sem ter intimidade ainda é pior...aí vc repete 100 vzs muito prazer e ainda com sorriso no rosto. Não dá!

    ResponderExcluir