terça-feira, 28 de julho de 2009

IDENTIDADE

Amo o meu nome. Não canso de falar isso. Obrigada, mãe. Mas estou ciente de que nem todo mundo é assim. Minha mãe, por exemplo, preferia ter tido outro nome na vida, apesar do sucesso da Ivete Sangalo ter diminuído a impopularidade do nome.

Quando era pequena, lembro dela dizer que já tinha conhecido um Ivete homem. Na época, fiquei espantada mas hoje acho que é coerente, realmente se termina com e ou com i, como determinar o gênero?

Sempre tive fascínio por nomes estranhos, uma curiosidade do porquê dos pais colocarem nomes “diferentes” nos filhos. Afinal, se você pensar com o cuidado que merece esse tema, vai ver que é coisa séria dar nome a alguém.

Eu tenho uma teoria de que dependendo do nome que se tem, sua trajetória de vida pode mudar, porque do jeito que o mundo é louco, alguém pode não te contratar por causa de um nome, ou seu nome pode ser um empurrãozinho para você ser uma atriz de sucesso, por exemplo.

Tem que pensar sempre nos mínimos detalhes antes de nomear um filho: se o nome começar com A, a criança vai ser sempre uma das primeiras na chamada do colégio e se tiver qualquer rima estranha, pode ser complicado. A criançada não perdoa na brincadeira. Já vi muita Paula sofrer com apelidos horríveis, e até mesmo um inocente nome como Breno, que rima com pequeno.

Tenho uma amiga dos tempos de colégio, que se chama Blanca e sempre que íamos a casa dela, quando adolescentes, o porteiro passava o interfone pra gente chamá-la, porque ele só conseguia dizer Branca (com r) e como uma amiga um dia ficou tentando ensiná-lo a pronunciar corretamente a primeira silaba - BLAN - o pobre, como não conseguiu, ficou traumatizado.

Nem mesmo o sobrenome escapa de uma brincadeira. Fiquei na dúvida se citava o caso de uma outra amiga, mas acho que ela já superou o trauma das brincadeiras do colégio. O nome dela é Bianca, mas um de seus sobrenomes é Della Nina. Sacaram? Biancadela. Mas tenho certeza que a mãe da Bianca não pensou na maldade dos amigos que a cercam. E como ela tem outros sobrenomes, virou mais uma molecagem, sem muitos danos psicológicos. Talvez depois dela ler isso aqui, mude um pouco. (espero que não!)

Mas “romântico” mesmo é quando os pais resolvem juntar os próprios nomes. Sai cada coisa, de chorar: Edson + Ilsa = Edilsa; Rose+Mario= Romário; Antonio + Jacira = Jânio e por aí vai...

Mas a verdade é que a criatividade impera e ninguém escapa. A brincadeira com meu nome, descobri recentemente, sem tempo para danos psicológicos. Estava no trabalho e ouvi uma das pessoas que trabalhavam comigo me chamar baixinho de Robestinha e atualmente minhas amigas deram pra me chamar de Alberta... Não tem como escapar...

Ps: Descobri um site hilário, que tem um apanhado nos cartórios do Brasil dos nomes mais estranhos. Se você também se interessa pelo tema, vale a risada, ou  o choro, caso encontre um xará: http://www.significadodosnomes.com/nomescuriosos.php

16 comentários:

  1. Conheço bem as duas sensações: a de estar totalmente desconfortável com o seu nome e também a de achar que ele se encaixa perfeitamente. Sou dona de um nome um pouco estranho e como se isso não bastasse, de um sobrenome que precisa ser soletrado sempre!

    Quando era criança, senti na pele a crueldade e a criatividade dos meus amiguinhos. A lista de rimas era interminável......rsrsrs Já na adolescência, passei por aquela fase de querer ser como todo mundo e ter um nome comum.

    Um pouco mais tarde é que comecei a começar a gostar do meu nome e hoje eu adoro! É diferente, e concordo com vc Albertinha, acho que sua trajetória de vida pode mudar dependendo do nome.

    ResponderExcluir
  2. Adorei Beta,
    Eu particularmente tive alguns problemas na escola, quinta-feira eu conto e faço a alegria da molecada ;-)
    Bjokas

    ResponderExcluir
  3. Também adoro meu nome, apesar de não ser comum na minha idade. Tinha uma amigo que me chamava de "Vó Teresa"... Hehehe
    Falando em vó, o nome da minha é Adalija, parece que é alguma princesa árabe que meu bisavô viu em um livro. Minha avó odeia!!! E é engraçado que ela fica vendo TV com um papel do lado só anotando os nomes estranhos! Hahaha
    Acho que é para não se sentir sozinha no mundo dos nomes estranhos...
    Em relação à chamada sei bem como é: sempre era a última! Trauma de infância!!!!

    Adorei o post!

    ME LIGA SUA AMIGA DESNATURADA!!!!!!!!! Hehehe

    Beijocas

    Téri

    ResponderExcluir
  4. É por isso que eu e o Pedro vamos botar o nome do nosso filho de Catharedro! Hahahaha!

    bjocas,queridona!
    Catharina

    ResponderExcluir
  5. hahahaah, ROBESTINHAAA!!!! Adorei!!! Continue me mandando sempre q tiver texto novo! To lendo tudim tudim!!! Bjo enorme, lunática (um dos meus derivados de Luli). hahahaha

    ResponderExcluir
  6. nome é coisa séria... Trabalho com isso também...
    Faço retificações de registros com nomes que saíram errados. Mas acho que os certos não ficam atrás não. mas aqui cabe uma piadinha- tinha um rapaz chamado João Bosta. Ele foi ao cartório para tentar mudar o nome, pois dizia não gostar do mesmo. O funcionário aceitou e perguntou como ele, então, gostaria de ser chamado e ele disse- José Bosta!
    bjs Eduardo Cunha- Lindo nome

    ResponderExcluir
  7. Muito bom esse post. Nome, definitivamente, é coisa séria!
    Eu adoro o meu! Sempre gostei =)
    Esse negócio de piadinha do nome + sobrenome me lembrou uma história que ouvi nesse final de semana. Minha tia, que se chama Márcia, ia na verdade se chamar Mônica. Mas meus avós se ligaram a tempo que o sobrenome do meio dela ia ser Galdo e que ela poderia sofrer com gracinhas alheias.
    Sobre o comentário da Téri, tem uns nomes que têm mesmo cara de nome de avó. Tem um que eu adoro, mas não sei se colocaria na minha filha pq é muuuito nome de vovó. PS- não conto qual é para nenhuma de vcs imitar e roubar o nome da filha! Hahaha
    Beijos,
    Jô Camelier

    ResponderExcluir
  8. É engraçado mesmo, não sei o que passa na cabeça de certos pais, pois eu conheci duas irmãs lá da minha cidade Tres Rios, uma chamava Cari e a outra Oca. Vê se pode?! Na verdade os pais dessas duas eram muito criativos um filho chamava Armando e o outro Desarmando. Também tinha um outro chamado Uacumupité. Diante disto eu tenho mais é que me conformar com o meu nome Ivete, que realmente eu acho muito sem graça.

    ResponderExcluir
  9. Beta,
    Tenho uma reclamação a fazer. Vc nunca vem aqui falar nos seus comentários. É, tipo dialogar com os seus leitores. Sinto falta disso.
    Beijos,
    Jô C

    ResponderExcluir
  10. Jô Camel,

    Ninguém ama mais os comentários do que eu. Me divirto muitíssimo!

    Mas a verdade é que minha opinião sobre o assunto já está no texto e acho que os comentários enriquecem e complementam ainda mais o tema. Tenho medo que vire um debate. Eu encaro como uma extensão do texto. Adoro! ;O)

    Bjs,
    Beta

    ResponderExcluir
  11. Nome é um assunto sério. Eu sempre fui a primeira aluna da lista e já sofri muitas vezes por ter que apresentar os trabalhos e fazer provas orais primeiro, porém, descobri que meu pai queria me registrar como "REJANE" (junção de Regina - mãe + Christiane - irmã)e passei a me conformar com meu simples nome de Adriana.rs
    Quando pensamos que as coisas não estão boas, cuidado! Tudo pode piorar...

    bjs

    Adriana

    ResponderExcluir
  12. Existem nomes lindos como "Leonardo", por exemplo, que antes mesmo de nascer já são chamados de Leo. "Maria Carolina" que vira carol e vc não sabe se o nome da pessoa é só Carolina, se tem "Ana", se tem "Maria"...enfim, há uma infinidades de nomes estranhos, comuns que comprovam que somos individuos complexos e diferentes uns dos outros a começar pelo nome...rsrsrs

    Bjs
    Dedei.rs

    ResponderExcluir
  13. Oi Beta....Bem, se meu nome não fosse composto, eu acho que gostaria mais dele, porque Priscilla me agrada, mas junção com o Regina que fica SUPER mexicano. Quem sabe um dia, alguma novela do SBT não tenha uma protagonista com meu nome??? rs
    Mas mesmo achando que não combina MUITO, fico feliz em saber que minha mãe não deu ouvidos a minha avó paterna que queria que ela colocasse meu nome de Darcydéia, junção de Darcy, o marido dela e Haydéa, o nome dela. Já tinha até apelido, Déinhaa....hahuahuauaua

    DEUS EXISTE E É FIEL! rs

    Bjs amiga e MUITAS saudades!

    ResponderExcluir
  14. Beta!!
    Adoro meu nome.. Mas amo mesmo é meu apelido.. rsrs!
    Isso é q é triste.. meus pais depois de tanto pensarem, escolheram meu nome, pra todos me chamarem pelo apelido..
    Amiga!! Muitas saudades e continue mandando seus textos.. adoro!! Bjo grande! Luli.

    ResponderExcluir
  15. Eu odiava meu nome! Queria ser Priscila ou Juliana, que nem todas as minhas amigas! Depois teve a fase do "mãe, vc podia pelo menos ter escolhido Stella!". Eu tenho que confessar que tive a sorte de ter coleguinhas de escola mais maldosos e criativos só quando eu já tinha lá para os meus 15 anos. Nessa época já era mais bem resolvida com meu nome! Os fantásticos apelidos eram: Esthermatozóide e Estherterrestre. Que mãe conseguiria pensar nisso?! Juro que se tivesse cruzado com esses amiguinhos mais cedo na vida eu teria traumas até hoje! :)

    ResponderExcluir
  16. Gosto muito de meu nome e acredito que meus pais quando o escolheram estavam inspirados pois minhas irmãs não gostam do nome delas: Ivete, Luizete (junção de Luiz com Ivete) e a outra Maria Elisabete, numa família de ETE ainda bem que não puseram o meu de Reginete. Já pensou!!!! Pensem bem no nome que vcs escolherão para o novo membro da família. Bjão. Tia Regina.

    ResponderExcluir