segunda-feira, 24 de agosto de 2009

UM TEMPO

Há pouquíssimos anos atrás marcar um almoço com um amigo era bem mais fácil. Você ligava para a casa da pessoa ou para o trabalho e combinava a hora e o restaurante. Pronto! Ambos chegavam  na hora combinada e almoçavam. Se um dos dois atrasasse, o outro esperava paciente. Simples, né?

Se a pessoa não estivesse em casa ou no trabalho, o máximo que se fazia era deixar um recado com a secretaria eletrônica ou física mesmo, pedindo para retornar a ligação.

Agora é assim: A pessoa liga pro celular do amigo direto, nem tenta em casa antes, independente do grau de amizade. Se o amigo estiver na rua, no supermercado, na espera do medico, ele atende. Sem o menor pudor pergunta-se aonde ele está e com quem. Depois do interrogatório, finalmente o almoço é marcado, como nos velhos tempos,  tem horário e lugar.

Mas antes de sair de casa, o amigo liga pro seu celular pra confirmar se você vai mesmo ao restaurante.

O amigo chega cinco minutos antes. Ele te telefona para dizer que já está lá e que vai procurar uma mesa. Você, já nervosa (o), acelera o carro. O trânsito está ruim. Você liga para o amigo avisando que vai atrasar 5 minutinhos.

Quando chega no restaurante, antes mesmo de procurar, mais um telefonema é feito. O amigo acena da mesa. Agora sim, vocês podem almoçar em paz, se o telefone não tocar, é claro.

Cansa só de pensar. Para um simples almoço hoje em dia, a média é de pelo menos 5 telefonemas!

A tecnologia, que veio para diminuir nosso trabalho, só faz com que ele aumente. Agora, algumas empresas dão um Blackberry  (telefone que acessa emails de qualquer lugar, caso alguém ainda não conheça) para seus funcionários e exigem, em troca, disponibilidade 24 horas, inclusive em viagens de fim de semana. Não querem mais desculpas do não acesso aos e-mails porque estavam distantes de um computador.

E o que é pior: as pessoas realmente acabam se viciando em checar e-mails a qualquer hora e lugar: no almoço, no parque, numa reunião de amigos... Uma vez fui ao cinema com um amigo meu do mercado financeiro e ele passou o filme inteiro trocando e-mail com o chefe dele, porque a bolsa sei lá aonde tinha caído. Queria matar o sujeito! Melhor nem entrar no cinema. Mas tudo é imediato. Nada pode esperar!!

O tempo não pára e ninguém dá um tempo também. Tudo é pra ontem.

A porcaria do telefone te acompanha em qualquer lugar. E o pior, se a gente esquece em casa é como se estivéssemos sem um membro. Um vicio terrível da modernidade.

Pior é que agora, com o telefone a la Skype, com câmeras, as pessoas vão se ver ao falar. Vai ficar complicado pra quem adora uma mentirinha, como dizer que já está chegando, quando ainda está em casa. Vão sofrer também os infiéis,  que fingem que ficaram até tarde no trabalho, quando estão numa noitada. Se bem que esses, certamente encontrarão um jeito de driblar a tecnologia.

Já existe inclusive, aparelhos que você pode configurar o som do fundo do celular para restaurante, academia, escritório...

É por essas e outras  que, por enquanto,  não habilito meu celular em viagens. Fico quase incomunicável. Apenas acesso aos emails, porque o vicio não me deixa desligar totalmente. Essa mania de querer mandar notícias da viagem logo depois de vivenciadas, realmente pegou. Não dá mais pra contar na volta. Na volta, a viagem já foi. A que ponto chegamos? Não conseguimos ficar nem 15 dias sem nos desligar do mundo totalmente. Que urgência é essa? Como dizia Raul: Parem o mundo que eu quero descer! Na verdade, queria só conseguir dar um tempo. 

8 comentários:

  1. Ainda bem que nosso almoço foi marcado sem nenhum telefonema... :)

    beijo!

    Bel

    ResponderExcluir
  2. Nem marcar um almoço a gente consegue! Hehehehe

    Bjs

    Téri

    ResponderExcluir
  3. E esse assunto também vem tomando tempo nos meus pensamentos. Ontem encontrei um amigo na rua (o Nestor) e ele queria marcar um encontro (que seria o "oficial") e eu, sem querer perder tempo dizia: aproveite agora amigo, vamos conversar pois depois... não sei de nada!
    O telefone toca e muda os nossos rumos a cada momento.
    Pensava eu também que uma vez desempregado eu teria mais tempo... engano total!
    Enfim, mais uma vez você acertou em cheio!
    fui

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca saio de casa antes de confirmar um encontro!! Todo mundo atrasa ou cancela em cima da hora, o problema é quanto tempo antes eles avisam!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Po, Beta, vc ta vendo o lado ruim da coisa.... A verdade é que a tecnologia fascina a todos e hj não vivemos sem ela. Ruim com ela,pior, bem pior sem ela. Tranquilidade nos dias de hj atrapalha.
    bjs Eduardo- irmão sempre tranquilo

    ResponderExcluir
  6. Querida só hj pude ler. Fantástico!!
    Vc tem toda a razão eu me vi como personagem do texto e comigo ainda acontece de q quando o almoço é com mais pessoas aí é de matar.
    Denise

    ResponderExcluir
  7. Beta, O nosso almoço continua difícil! Mas que bom que ainda conseguimos nos encontrar sem querer no calçadão. Já falei com o Pierre e ele ficou animado com nosso chopp! Quanto a tecnologia acho ótimo, mas não consigo me apegar tanto, sou mais ''old school''. Bjs, Flávia Roscoe

    ResponderExcluir
  8. Que bom que com a gente é café da manhã e quem ligar na hora pode chega junto e pronto.

    Mentira né? trocamos milhões de e-mails até conseguirmos fechar um programa. Aliás, pq tantos e-mails hein??? Vira um fórum até decidirmos onde vamos...

    Bjos Ju

    ResponderExcluir