terça-feira, 24 de março de 2009

AMOR PRÓPRIO AMOR

Se tem alguém de quem nunca nos separamos, é de nós mesmos. É bem óbvio, mas quase nunca pensamos nisso. Por mais apaixonados que sejamos por outra pessoa, se ela ficar com a gente por todos os segundos da nossa existência, vai ter uma hora que alguém vai sair sufocado da relação.

Sempre que a gente briga, discute, tira uma nota baixa, trata mal alguém, sei lá, faz qualquer coisa de que não se orgulha, depois quem tem que voltar com a gente para casa é a gente mesmo. E ninguém gosta de aturar este tipo de gente.

E são poucas as pessoas que chegam ao extremo de não se aturarem mais. Não vemos tantos suicidas por aí, apesar de ser a única maneira de cortar relações de vez com você mesmo. E nem com isso, tem-se a garantia de que o plano deu certo, porque ninguém sabe o que vem depois...

É aí que eu chego a conclusão de que os monges, por exemplo, são pessoas tão espiritualizadas, que já chegaram num nível de auto conhecimento tão grande, que o que querem mesmo é a não companhia deles mesmo por alguns instantes, por isso fazem de tudo por uma viagem espiritual, para pensar no nada, se observar de fora do corpo...

Mas a nossa noção de amor próprio pode estar equivocada. Perdi a conta de quantas vezes escutei e pronunciei a frase: “ Fulana não tem amor próprio. O cara é um safado e ela continua com ele”. Mas hoje parei para repensar: Se a fulana ama o sujeito, ela quer estar ao lado dele porque quer se ver feliz. Ela se ama!

Esse cara é que não tem amor próprio, porque ele pode ser um safado, calhorda, e está disposto a passar o resto da vida com uma pessoa assim, ou seja, ele mesmo. Louco né?

A gente fala tanto de amor próprio, mas quase não se diz o quanto se ama. Tá certo que ás vezes fazemos coisas das quais nos orgulhamos . Mas geralmente, precisamos do outro para inflar nosso ego. Difícil trabalhar o amor próprio, quando dependemos do amor alheio a gente.

Mas acho que o nosso “eu” precisa mesmo é de uma palavra de carinho de vez em quando, dizer a si mesmo que a relação com você mesmo está ótima. Essa atitude só pode trazer benefícios para você. Vou procurar um espelho agora mesmo e cantar aquela velha música do Ultraje a Rigor: “Eu me amo, eu me amo. Não posso mais viver sem mim....”

7 comentários:

  1. Gostei da crônica e começo a pensar em como ser uma pessoa melhor para conseguir conviver mais a vontade comigo mesmo. Sem dúvida me amo, mas não me orgulho das atitudes não tão nobres que já protagonizei em minha vida, das pessoas que fiz sofrer, dos vexames trazidos pela bebedeira exagerada... Não gostaria de ter sido eu naqueles momentos. Tudo me faz pensar, seja melhor com vc mesmo para ter uma convivencia melhor com você próprio.
    Eduardo, irmão da autora.

    ResponderExcluir
  2. É Beta tomara que sua crônica faça mesmo as pessoas que leem repensar.É realmente muito "direta". Gostei muito, mas não me ponho neste contexto, pois sou apaixonada por mim. Quem não se ama, não tem capacidade de amar ninguém. Beijão
    Ivete sua mamãe

    ResponderExcluir
  3. O caminho da virtude é sempre o mais dificil. Fazer a coisa certa sempre exige sacrificios de curto prazo (nao responder quando provocado, resistir a comer um doce, poupar em vez de gastar, etc) que visam uma maior recompensa no longo prazo. A idéia religiosa de vida eterna após a morte para aqueles que mereçam se baseia nesse mesmo principio. Jesus disse que "os últimos serão os primeiros". Em chines, a propria palavra "virtude" é formada como "caminho do céu". Acredito que a constante busca pela virtude, mesmo que entre tropeços e frustrações inevitáveis, seja a maior forma de amar a si mesmo. Não existe elogio de terceiros que possa superar a satisfação de ter feito a coisa certa.
    bjs!
    Eduardo

    ResponderExcluir
  4. Beta, como sempre arrasando. Fico feliz que, a cada dia que passa, você está melhorando mais e mais as suas crônicas.
    Quanta inspiração, hein amiga?? rs

    ADOREI o texto de verdade mesmo!

    MUITAS saudades!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, Beta!! Adorei!
    Por falar nesse tema, li outro dia que quando as pessoas estao de mau humor sem nenhuma explicaçao aparente, significa que o que mais querem ou precisam pra se restabelecer é dar um tempo delas mesmo e como isso nao é tarefa das mais fáceis, o mau humor rende... :)

    Beijos!!Dani

    ResponderExcluir
  6. Oi Roberta (acho q sou a única que te chama assim)arrasou!!!!Depois que li sua crônica fiquei na dúvida: Será que sou amada porque me amo ou será que me amo e por isso sou amada???? Oh dúvida cruel. Vou repensar sobre o assunto. Bjão te amo.

    ResponderExcluir
  7. Beta, vc viu a reportagem nO globo de domingo (e as de ontem e hoje tb - esse assunto rende...) sobre essa questão das vagas [certas] no município?
    Lembrei do seu post aí de baixo...
    Bjs, Jô Camelier

    ResponderExcluir