terça-feira, 12 de maio de 2009

MANIA

Antigamente, eu me considerava uma pessoa sem muitas manias. Mas depois, descobri que não passava de ilusão. Existe alguém na face da terra que não tenha uma mania sequer? Se a pessoa não tem mania, provavelmente a mania dela é essa.

Tenho tantas manias que prefiro falar das manias dos outros. Para não dizer que não contei nem uma sequer das minhas, vou dar uma resposta de miss, ou de ator quando vai ao Domingão do Faustão: uma das minhas manias é ser organizada no trabalho.

Mas as manias do mundo, são muito mais complexas (e interessantes) do que essa. Outro dia, um amigo meu cismou que tinha que ter um bar dele. Não que ele fosse comprar um, mas queria virar freqüentador assíduo. Foi uma vez no bar do Chico e Alaíde e na segunda vez já estava dizendo: Vamos lá no meu bar?

Essa mania é clássica de carioca. Uma pessoa bem próxima de mim (não quero comprometer ninguém com nomes), pensa que é dono da praia de Ipanema, porque freqüenta desde pequeno.

Uma outra amiga, acha que o Baixo Gávea é a sua segunda casa. E o mais interessante é a reação que temos quando o lugar faz uma mudança, pinta uma parede, muda alguma coisa no cardápio. Como assim? Sem a minha autorização?

Acho que o maior maníaco foi quem inventou as superstições. Provavelmente ele não agüentava ver as coisas fora de ordem e começou a inventar os motivos mais absurdos para que as pessoas se organizassem: chinelo virado - a mãe morre. Bolsa de mulher no chão - o dinheiro acaba. Abrir guarda chuva dentro de casa - trás má sorte. Como assim?! Mesmo sem fazer o menor sentido, já vi pessoas com doutorado indo desvirar chinelo.

Meu irmão tinha um amigo que antes de sair do quarto apagava as luzes três vezes. Não é a toa que o apelido dele é “maluco”. Mas antes de se excluir dessa categoria, pense bem: não teve uma vez sequer que você entrou na casa ou até no escritório de alguém e ajeitou um quadro torto na parede?

Tem manias que a gente tem e nem percebe, como a de entortar a cabecinha para o lado quando se olha no espelho. Essa, quase todas as mulheres tem e, vão por mim, é difícil livrar-se dela. A cabeça parece ter vida própria e inclinar-se sozinha.

As manias irritantes também são muitas: estalar dedos, fazer barulho com a garganta e por ai vai... Mas, irritante mesmo são as pessoas que ao invés de te chamarem pelo nome, que existe para isso, resolvem te cutucar nos ombros com as pontinhas dos dedos e em seqüências de três cutucões por segundo. Me dá nervoso só de imaginar.

É mania que não acaba mais. Mania de bicho, de molhar a pasta de dentes antes de escovar. Tem mania para todos os gostos, até de escrever e ler blog...

13 comentários:

  1. Oi Beta
    Adorei!!! Eu tenho muitas manias!! Já tive a fase das supertições, que graças a Deus me livrei.
    Ainda conservo várias, como as de mulher, virar a cabeça ao olhar no espelho, abrir a boca quando vou pintar o olho, e por aí vai...
    Tenho uma mania que eu gosto de cultivar que é a de amar os meus amigos e amigas, especialemnte você. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Se eu não der cinco polichinelos gritando nomes bíblicos toda vez que chego em casa minha família toda vai morrer.

    Welles.

    ResponderExcluir
  3. ADOREEEEI, Beta!!
    Sempre que estou no carro procurando por um número de prédio, abaixo o volume do rádio.
    Bjão e saudades,
    Luciana Marin

    ResponderExcluir
  4. Entendo que as manias são necessárias para a nossa vida ou para uma vida saudável. Entretanto, como tudo na vida, o exagero é prejudicial ao próprio maníaco. Doenças como Transtorno Compulsivo são graves e merecem atenção especial. Também derivam de uma manias exagedadas e absurdas. Pequenas manias todos temos, mas transornos somente algumas pessoas tem e devem ser tratadas e levadas com seriedade e profissionalismo, pois podem até levar à depressão profunda com consequencias desastrosas.
    Portanto, "mania" é um assunto aparentemente inocente e engraçado, mas quando levado as raias da doença é serio e complicado.
    Um beijo no coração do Eduardo (irmão)

    ResponderExcluir
  5. Eu estou ficando com tantas micro e macro manias que nao sei onde vou parar com o passar dos anos !! ahahahahha
    Beijos :)
    Dani

    ResponderExcluir
  6. Andrea de Andrade Ramos15 de maio de 2009 às 01:33

    Beta, mais uma vez, bravo! Esses temas cotidianos sao sempre deliciosos de se escrever sobre. Na verdade as manias estao escalando e os maniacos vao lotando os consultorios psquiatricos. Ja vejo as minhas como como inocentes cacuetes... Sugestao para o proximo blog: idiosincrasias. Ou, se preferir, um tema mais contemporaneo, muito colado ao da mania: compulsao. Vou adorar contar das que sei...bjs, Andrea

    ResponderExcluir
  7. fazer o que, o chico & alaide realmente é meu. sou muito local lá.

    ResponderExcluir
  8. Quem será que não tem? Pena que nem todo mundo percebe. Eu confesso que adoro passar as unhas de leve nas vitrines de loja e as vezes aproveito e dou uma batucada quando estou passando por elas.

    Gui

    ResponderExcluir
  9. Acho que a PIOR mania de todas, é se achar gorda...hauhauhuahua
    Como estão os olhinhos amiga?
    Bjs e saudades!

    ResponderExcluir
  10. É meu, é meu, é meu; não dou, não dou, não dou; ninguém tira, ninguém tira, ninguém tira!

    Entre outras mil...

    Bj,

    Juju

    ResponderExcluir
  11. Sabe que é a primeira vez que paro para pensar no assunto! Aí vão algumas manias: na livraria, passar a mão nos livros, como que acariciando-os; arrancar fios de cabelo e ficar olhando depois; desenhar o mesmo desenho muitas e muitas vezes e por aí vai...

    ResponderExcluir
  12. Molhar a pasta de dente antes de escovar é mania? Caraca... eu tenho uma mania e nem sabia, será que tenho outras? vou ficar mais atento a elas...rsrs
    Serginho

    ResponderExcluir