terça-feira, 9 de junho de 2009

PARA BOM BEBEDOR, MEIA GARRAFA BASTA

A ressaca é justa. Acho que isso ninguém pode negar. Não é só beber e sofrer, tem que exagerar na bebida para sofrer uma punição. Além do mais, a ressaca não faz distinção de cor, de sexo e nem de idade.

E, é incrível, como mesmo sabendo que podemos enfrentá-la, ainda assim bebemos. Na hora é a maior diversão. Você nem lembra que a ressaca existe, mas no dia seguinte, ela te pega. Sorrindo.

O engraçado (ou triste) é que tem aquele momento crucial, que no fundo você sabe que se beber mais um, vai perder o controle. É como uma criança desobediente, que testa a mãe. Só que, testamos a nós mesmos. Vai entender o ser humano?!

É claro que a quantidade de bebida varia de organismo para organismo. Os que estão acostumados, geralmente tem que beber mais para a ressaca atacar. Pode parecer injusto com os que bebem pouco, mas não é. A ressaca é do bem, é uma militante contra o álcool. Como não quer que ninguém vire alcoólatra, ela pune com mais severidade os inexperientes, “para não caírem no vicio”, como diria a avó de alguém 

E com esse temperamento, que deixa todo mundo com dor de cabeça, não tenho dúvida de que se trata de uma mulher...Dona Ressaca.

Obviamente, como já é de praxe, algumas pessoas tentam driblá-la. Ser humano quer se dar bem sempre, até em cima da distinta Dona Ressaca.

Lembro que uma amiga de faculdade tinha (ou tem) a teoria de que deve manter-se bêbada para não ter ressaca. Depois de encher a cara num churrasco na casa do meu pai, que é fora do Rio, essa amiga, enquanto todos tomavam café, amanheceu com uma latinha de cerveja nas mãos (!) Mas aposto que a D. Ressaca, nesse momento sorriu. Ela sabia que uma hora chegaria e ia caprichar....

Se prevenir tomando bastante água, ou com um engove antes e outro depois, pode ajudar, mas não mata a D. Ressaca.

Aliás, ela não morre jamais. Ela pode até sumir por uns tempos, ou simplesmente não receber mais um convite para visita. Mas quando solicitada, apesar de chata, é recebida sempre  bem: com água de côco, pãezinhos e sucos, apesar das constantes promessas de que “é a última vez que essa mulher põe os pés aqui “. Mas, sei lá, acho que as pessoas acabam se apegando e de vez em quando bate uma saudade...

9 comentários:

  1. um texto com oferecimento de marin produçao. acertei? confesso que nao tenho muita intimidade com d. ressaca, nao. de vez em quando ela da uma passada de leve, mas muito raramente se instala de verdade. das poucas vezes que veio de mala eu tive certeza de que se fosse sempre assim eu parava de beber... ou seguindo a teoria, ficaria bebada pra sempre.

    beijos,
    jo r

    ResponderExcluir
  2. "O pecado é sempre gostoso",me diz um Padre Espanhol baixinho, que conheço. Adorei mais uma vez o assunto e as suas palavras.
    Beijão e bom feriado com a D. Ressaca??
    Denise

    ResponderExcluir
  3. O que é mais injusto sobre a dona ressaca é que tamanho dela é proporcional à idade!!!! Justo agora, que sabemos o nosso limite e já aprendemos todas as artimanhas para enganá-la, ela chega implacável!

    ResponderExcluir
  4. Legal Beta!! Olha, eu uma vez bebi tanta tequila, mas tanta tequila que consegui passar mal um fim de semana inteiro. A tequila era uma bebida que eu adorava!!!Hoje eu não consigo nem sentir o cheiro por causa daquele dia!! Ou seja, enjoei em um só dia. Acho que bebi a cota inteira da vida de tequila. Pena que não acontece o mesmo quanto ao Chopp/cerveja, pq desse eu não me livro!!!! Por pior que seja a ressaca, não enjoo nunca.
    Beijão beta- irmão eduardo- preparado pra uma nova ressaca.

    ResponderExcluir
  5. Irmão Eduardo, prefiro nem lembrar a única vez que tomei um porre de tequila... perdi a bolsa de uma amiga com todos os meus documentos dentro! Essa foi péssima. O pior não foi perder os documentos, foi perder a bolsa da amiga, que era importada, e naquela época, artigos importados eram muito valiosos.

    Dona Beta, a ressaca só me visita quando eu encontro com vocês, quinteto fantástico perigoso... risos...

    *J*

    ResponderExcluir
  6. Como não bebo , nao me sinto confortavel em descorrer sobre o tópico. Sem mais no momento. Ele é o Gross? ou ele não é o Gross ?

    ResponderExcluir
  7. Gostei, mas conheço algumas pessoas q se tem ,não estão nem aí, aliás vc tbém conhece,rsrsrs. Não bebo,mas uma vez qdo jovem(há mto tempo!!!!) tomei um porre de responsa e minha irmã,(sua mãe) quase me matou. Acredite ou não, não deu nem tempo de ter ressaca, preferi parar de beber.Bjs.

    ResponderExcluir
  8. genial a imagem, Beta,e o texto acompanha.
    Para os seus arquivos, a minha ressaca foi de dose única e inesquecível.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Só de olhar esse bichinho verde da foto eu já fico de pré-ressaca...Dona Ressaca é minha inimiga intima. Eu a detesto, porém, nas comemorações ela sempre está presente...rsrs
    bjs
    Adriana

    ResponderExcluir