quinta-feira, 4 de junho de 2009

TENHO UM E-MAIL, LOGO EXISTO

Apesar de ter um blog e viver na internet, tenho me sentido um peixe fora d’água do mundo virtual.

Nos primórdios da rede, usei MIRC, ICQ, tinha um e-mail da família que eu mesma tinha providenciado, sempre fui super antenada com tudo o que estava surgindo. E na verdade, ainda gosto: sei o que é twitter, orkut, facebook, ou seja, meu problema tá longe de ser com a tecnologia.

A verdade é que me sinto exposta. Não sei se é uma reação antiquada, como quando o celular surgiu e um amigo meu, que tinha teletrim (lembram do pager?), dizia com firmeza que não se renderia ao celular, que isso era uma forma de controle. Hoje em dia ele tem celular com internet!

É incrível como a tecnologia, especialmente os computadores e a internet vão tomando conta da gente, do nosso trabalho, do nosso tempo. Eu vivo no computador e já não vivo mais sem ele. Quase ninguém vive. Escrevo aqui, inclusive, para essas pessoas...

Mas fiquei pensando em como a internet mudou nosso comportamento social. Hoje, é normal exibir na rede fotos de sua privacidade, tem até o fotolog, criado especialmente para isso.

É como se todo mundo tivesse a chance de ter uma foto publicada num jornal que é distribuído no mundo inteiro. Acho que devemos estar vivendo uma espécie de valorização do individuo, em que cada um tem a chance de “ ver e ser visto”, como as celebridades expostas na revista Caras. Os velhos 15 minutos de fama.

Tá tudo na internet, pra quem quiser ver: viagem, família, trabalho ... Tem gente que até discute relacionamento em blog, fotolog, tudo super normal e civilizado. Hoje, o homem já não liga para a mulher depois do primeiro encontro, ele deixa uma mensagem no Facebook, como aconteceu com uma amiga recentemente. Claro, que depois de ter clicado em todas as fotos dela.

E que mal tem isso? Nenhum. Mas o que me acrescenta esse tipo de comportamento? Mais amigos? Popularidade? Exposição? É, definitivamente estou com pensamentos retrógrados e pretendo mantê-los, mesmo tendo que encarar que o jeito de se comunicar mudou, junto com o sentido de privacidade. 

Continuarei sem resposta para quem perguntar o meu endereço de orkut, facebook, twiiter. Mas, ei, tenho um blog e um e-mail, porque aí já é uma questão de existência.

7 comentários:

  1. Beta,tive esta crise ontem e hj apaguei todas as minhas fotos do Face book e do Orkut.
    Dei um basta!!!! Daqueles espanhois, ha,ha...
    Bjs
    Denise Mourão

    ResponderExcluir
  2. Querida Beta, demorei muito tempo para aceitar conversar com alguém pela internet...Orkut? Ainda acho um absurdo! mas fui apresentada ao facebook por uma amiga de muito longe e quer saber...estou adorando! Tb sou restrita a poucos amigos e outros que de longe (pelo tempo) estou reencontrando. Penso sempre q foto irei postar para q meus queridos amigos possam ver (aliás existe uma ferramenta no facebook q vc define/ restrige o grupo q irá participar c vc deste momento). Tenho me sentido segura até então. Acho até muuuito engraçado pessoas de pouquíssima intimidade e quaaaaase nada de afinidade, solicitando "adicionar"!! Mas para outras pessoas deve ser bom, quem sabe? Sobre a visibilidade acredito total no q vc diz sobre este novo comportamento, vide o sucesso (?) dos reality shows (socorro)! bjs Carla.

    ResponderExcluir
  3. Beta, olha que coincidência. Ainda ontem deletei TODAS as minhas fotos e scraps do Orkut. No Facebook nunca tive foto além do perfil. Cansei de ter a minha vida acompanhado por todos que gostam de mim e pelos que não gostam. A vida é minha e deve ser acompanhada pelos mesmos amigos e pelas pessoas que gostam de mim!
    Amei o post dessa semana!
    Beijos enormes

    ResponderExcluir
  4. O último coment foi meu, Marcela. Pequeno detalhe, hahha

    ResponderExcluir
  5. Sabe aquela velha ideia do equilibrio, pois eu acho que mais uma vez da pra usar sobre esse assunto! Nada de radicalismos, um pouco de exposiçao tudo bem mas as pessoas que sao adeptas do mais que isso, ja fico me perguntando onde elas vao parar no futuro?
    Beijo!
    Dani

    ResponderExcluir
  6. To adorando os textos e as fotos ilustrativas são sempre geniais!

    ResponderExcluir
  7. Acho que sempre tô um pouco atrasado, e-mail é necessário, mas demorei a ter orkut, facebook e twitter nem sei o que são ainda...rs. Mas sei que não me fazem falta.
    E olha que trabaho e estudo tendo a net como companheira e, ainda passo algumas horas de lazer tb nesse mundo virtual que nos aprisiona.
    bjs,
    Serginho

    ResponderExcluir